segunda-feira, 9 de maio de 2011

2º Atividade - Caderno 2

A escola onde estou lecionando está situada no 2º distrito de Rio Bonito no bairro de Boa Esperança mais precisamente São Judas Tadeu na rua G, Nº ...
A realidade dos alunos da escola onde trabalho é muito difícil, a maioria dos alunos passam dificuldades financeira, o bairro é misto existem casas boas e outras em situações precarias, a vizinhança da esco0la são casas boas. Nesse bairro tem muitas igrejas, quadra poliesportiva e um centro cultural.
A escolaridade média da comunidade externas à escola é nível médio.
O município através da secretaria de educação tem oferecido cursos gratuitos para os docentes afim de melhorar a qualidade do ensino através das capacitações oferecidadas como cursos, palestras seminários.
A estrutura do colégio não está muito boa, as salas de aula precisam de pintura, pisos, quadro branco (que agora é lei), a quadra não tem cobertura o que dificulta o acesso dos alunos em tempos chuvosos, a biblioteca é pequena o que não oferece o estudo, os banheiros precisam de adaptações já que na escola existem alunos cadeirantes.
A escola disponibiliza alguns materiais didáticos para os professores e alunos. A escola apesar das dificuldades estruturais conta com um laboratório de informática muito bom com 16 computadores com internet, impressora, data show onde os alunos podem assistir filme como se fosse em um cinema, tem máquina fotográfica, aparelho de DVD, DVD a disposição dos professores para ajudar na pesquisa de materias.
A escola não disponibiliza de lugar próprio para arealização de reunião de pais, conselhos... a sala que geralmente é utilizada é o refeitório por ser amplo, uma das salas de aula ou até mesmo o laboratório de informática. A comunidade participa dos segmentos escolares não em massa mas com uma boa representabilidade. Geralmente os orgãos colegiados reunem-se mensalmente, a não ser se houver necessidade de alguma reunião extraordinária para tratar de assunto urgente...
A participação dos segmentos e da comunidade se dá a partir de reuniões feitas geralmente mensalmente,ou em caso de houver necessidade convoca-se através de bilheites informando o dia.
O PPP da escola é elaborado através de profisionais da escola como diretores,orientadores pedagógicos,educacionais,professores e demais funcionários que depois de questionar as necessidades e prioridades chegam ao denominador comum onde priorizam as necessidades da escola tanto na questão administratiova como pedagógica e educacional,o PPP vem sendo implantado na escola através de projetos.
geralmente é feito com a participação da comunidade escolar ouvindo opiniões e chegando a um todo comum.
A escola através de seus professores respeita muito a cultura de cada criança e tem a preocupação de transmitir a esses alunos que a bagagem que ele carrega é importante para o apendizado de todos afinal o professor não é "dono do saber" e sim um ajudador que com as experiências diárias de seus alunos consegue enrriquecer o seu currículo de educador,

Nenhum comentário:

Postar um comentário